Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

| October 19, 2019

Scroll to top

Top

2 Comments

Bicicleta de PET

O artista plástico uruguaio Juan Muzzi, radicado no Brasil há 40 anos, desenvolveu um composto de plástico a partir da reciclagem de garrafas PET – aquelas garrafas de refrigerante tão comuns em quase toda geladeira.

As garrafas PET, fabricadas a partir de um derivado do petróleo, demoram cerca de 10 mil anos para se decompor e retornarem à natureza quando despejadas nos lixões e aterros sanitários.

Daí a importância da iniciativa da reciclagem desse material e do seu reaproveitamento em diversos setores industriais, que além de evitar o lixo ainda economiza 96% da energia gasta na sua produção.

 

Com base em um processo limpo, ecologicamente correto, a Muzzicycles vem desenvolvendo modelos de baixo custo e com características especiais, não encontradas nas bikes comuns.

Os quadros produzidos pela empresa, além de leves (5kg), não enferrujam, não possuem soldas, não necessitam pintura e, o mais curioso, não precisam de amortecedor, pois a flexibilidade do material absorve impactos de maneira eficiente.

Para construir cada quadro, são necessárias 200 garrafas, que são moídas e transformadas em uma resina plástica que é injetada em um molde a uma pressão de 1.500 toneladas que garante a resistência do produto final.

A garantia contra quebras é de 10 anos e os quadros chegarão ao mercado em novembro a um preço de cerca de R$250 reais.

Veja a reportagem do Bom Dia Brasil, da TV Globo:

E, como curiosidade, para mostrar que a criatividade humana não tem mesmo limites, aqui vai uma bicicleta criada por um chinês com palitos de picolé.

via Blog | Bem Vindo Turista.

Comments

  1. Pedro Carlos de Oliveira

    Excelente ideia e iniciativa da bicicleta a partir das Pets.

    Sempre acreditei que o mundo teria salvação, só agir com responsabilidade.

  2. José Roberto Rocha

    Muito legal e as cores ficaram bonitas

Submit a Comment

*