Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

| October 19, 2019

Scroll to top

Top

2 Comments

22/09 Dia Mundial Sem Carro

22/09 Dia Mundial Sem Carro

Dia Mundial Sem Carro é um movimento que começou em algumas cidades da Europa nos últimos anos por volta do ano 2000, e desde então vem se espalhando pelo mundo, ganhando a cada edição mais adesões nos cinco continentes. Trata-se de um manifesto/reflexão sobre os gigantescos problemas causados pelo uso intenso de automóveis como forma de deslocamento, sobretudo nos grandes centros urbanos, e um convite ao uso de meios de transporte sustentáveis – entre os quais se destaca a bicicleta.

Em São Paulo o dia Mundial Sem Carro vem acompanhado da Semana de Mobilidade Urbana e conta com uma agenda repleta de atividades. Confira:

Agenda

20/09/2011 – Terça-feira
Desafio Intermodal de São Paulo

O Desafio Intermodal, realizado em São Paulo desde 2006, é uma disputa em que os participantes devem se deslocar entre dois pontos pré-estabelecidos, utilizando cada qual um meio de transporte (ou uma combinação deles). Mais do que descobrir quem chega primeiro, o principal objetivo é mostrar de forma prática que existem várias alternativas ao transporte motorizado individual (carro e moto) e como é se utilizar dessas outras opções.
Saída às 18h da Praça General Gentil Falcão (na Av. L.C.Berrini) e chegada no prédio da Prefeitura de São Paulo, no Viaduto do Chá. Quem quiser comparecer para prestigiar ou para acompanhar um dos participantes será muito benvindo.
Segue a lista dos 14 modais participantes: Bicicleta por vias rápidas, Bicicletas por vias calmas, Bicicleta por vias calmas feminino, Moto, Pedestre correndo, Bus + Metrô, Carro, Bicicleta dobrável + bus, Pedestre caminhando, Bus, Helicóptero, Trem + metrô, Cadeirante, Trem + bus.
Mais informações com o Diretor do Instituto CicloBR, Felipe Aragonez: faragonez@gmail.com

21/09/2011 – Quarta-feira
Lançamento da Pesquisa Nossa São Paulo / Ibope sobre Mobilidade Urbana

Das 10h às 12h30
Local: Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo – Viaduto Jacareí, 100 – 8º andar – Bela Vista.
Será a quinta edição da pesquisa, inédita e realizada exclusivamente pelo Ibope para a Rede Nossa São Paulo. Os mais diversos aspectos da mobilidade em São Paulo são abordados, como o tempo gasto no trânsito, a frequência com que os paulistanos utilizam o transporte público, a satisfação com o transporte coletivo, o uso do carro etc. Evento gratuito. Inscrições pelo e-mail andrea@isps.org.br.

Oficina de Andomóveis – Idec 
Das 17h às 19h
Onde: Idec – Rua Desembargador Guimarães, 21

Para aquecer as atividades dos dias 22/09 (DMSC) e 24/09 (na Manifestação A Cidade é Nossa) o Idec realizará uma oficina de preparação de andomóveis, camisetas, faixas, adereços e afins para sairmos com nosso bloco bonito nas manifestações em torno de uma mobilidade mais sustentável. A oficina é aberta a todos e conta com a ajuda de voluntários do Coletivo pelo Dia Mundial Sem Carro e quem mais quiser aparecer com tintas, sprays de grafitti, sucatas recicláveis e outros materiais que considerarem aproveitável. Leve materiais reaproveitados e reaproveitáveis, camisetas, faixas, cartazes, pincéis etc

IMPORTANTÍSSIMA A PRESENÇA EM MASSA DOS CICLISTAS!

A audiência pública que tratará sobre projeto de lei 655/2009, que altera a lei 14.266, de 06 de fevereiro de 2007, conhecido como a revisão da lei das ciclovias será no mês de setembro, um dia antes do Dia Mundial Sem Carro.
Esta audiência está sendo convocada pela Comissão de Política Urbana para apresentar o projeto e registrar as observações da população, ciclistas, cicloativistas, ONGs, entidades e setores do governo para que a redação final deste projeto de lei contemple o máximo possível os interesses da sociedade.
Mais informações aqui. Há bicicletário na Câmara.

Inauguração do Bicicletário de Parelheiros

A partir das 11h
R. José Pedro de Borba, 20 – Parelheiros


A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria do Verde e Meio Ambiente e a Subprefeitura de Parelheiros, inaugura às 11h o bicicletário de Parelheiros.
Localizado dentro do CEU Parelheiros, ao lado do terminal de ônibus, será um fator importante para facilitar a integração com o transporte público. De utilização gratuita, aberto a toda a comunidade e com capacidade para 400 bicicletas, será operado pelo Instituto Parada Vital (responsável pelo sistema UseBike/NossaBike). Haverá serviço de empréstimo e aluguel de bicicletas no local.

22/09/2011 – Quinta-feira

Vaga Viva - Padre João Manoel
Das 7h às 19h
Local: Rua Padre João Manoel, esquina com a Av. Paulista, ao lado do Conjunto Nacional.
A “Vaga Viva” é uma intervenção feita em uma vaga de estacionamento de rua para transformá-la temporariamente em um espaço de convivência e de atividades lúdicas.

Café da manhã na Praça do Ciclista

Para quem passar de bicicleta na Praça do Ciclista, a partir das 7h30. Atividade promovida pela Ciclocidade.

Bike Bus

Mapa colaborativo que contém o trajeto de ciclistas em “bondes” para levar mais pessoas de bike ao trabalho. Confira os roteiros e prepare-se para ir de bicicleta conosco nesse dia!

Bicicletada – Especial DMSC

A partir das 18h na Praça d@ Ciclista

Cinema de Bicicleta Casa do Zezinho

Cine-debate especial “O Caminho das Nuvens”, filme com Wagner Moura e Cláudia Abreu, a partir das 19h. O debate contará com as presenças de Soninha Francine, Paulina Chamorro, Marcos Lopes “Nenê” e os moradores da região. Veja a página do evento no Facebook.

Vaga Viva – Sesc Santana
Das 14h às 19h

Local: Avenida Luiz Dumont Villares, 579Pausa Para Respirar – Sesc Santana
15h e 17h
Local: Avenida Luiz Dumont Villares, 579Entre idas e vindas, mesmo na monotonia de todo dia, quantas vezes você para pra pensar, refletir, agir? “Pausa para respirar” é uma intervenção artística urbana que fará com que as pessoas reflitam sobre a loucura do dia a dia e as ações automatizadas nos grandes centros urbanos. Nesse dia, em especial, será abordada a temática sobre a utilização do carro como meio de transporte nas grandes metrópoles bem como reflexões sobre nossas ações no cotidiano e realação com a saúde. Conv. 1. Grátis.

Mobilicidade
Concentração a partir das 8 horas na Praça da Moça – Diadema
Objetivo geral: Estimular e reorientar a relação de convivência entre as pessoas e a cidade através da apropriação do espaço público urbano.  Mais informações, clique aqui.

Programação: PAVS – Programa Ambientes Verdes e Saudáveis 
Secretaria Municipal de Saúde / CRS Norte

a) UBS Vila Pirituba (Rua Ribeirão Vermelho,501)8h – Estacionamento será fechado para prática da radio taissô (prática oriental chinesa)
Grupo de ciclistas do bairro ficarão na UBS falando sobre a importância do uso da bicicleta, equipamento de proteção e direitos e deveres dos ciclistas.
Entrega de cartilhas sobre uso a importância do uso de bicicletas e qualidade de vida.

b) UBS União das Vilas de Taipas (Avenida Elisio Teixeira Leite, 7703)
9h30 -Caminhada ao redor da UBS com apitaço, cartazes e vagas vivas.
Entrega de cartilhas sobre uso a importância do uso de bicicletas e qualidade de vida.

c) UBS Santo Elias (Rua Fábio de Almeida Magalhães, 494)
7h00 Alongamento na UBS
7h30 Caminhada até a Avenida Hum com faixas falando sobre o dia mundial sem carro, poluição e uso de transportes alternativos.
Entrega de cartilhas sobre uso a importância do uso de bicicletas e qualidade de vida.

23/09/2011 – Sexta-feira
Ciclocine

Exibição de curtas e um longa metragem no Museu da Imagem e do Som (MIS). Temática “A Bicicleta e a Cidade” com abertura de exposição fotográfica sobre o mesmo tema.
19h – Coquetel de Abertura e premiação do I Concurso de Fotografias Ciclocidade.
Exposição com as 15 melhores fotos premiadas sob a curadoria de Paulo Varela.
20h45 – Projeção filme With My Own Two Wheels – Jacob Seigel-Boettner (48 min.)

21h40 – Apresentação de – 1/2Lab (20 min.)
Performance Audio-Visual Dadaísta contemporânea, sob o tema a bicicleta e a cidade.

24/09/2011 – Sábado
Manifestação “A Cidade é Nossa: Passeata pelo Plano de Mobilidade Sustentável de São Paulo”
Concentração às 15h no vão do MASP, com saída prevista para as 16h.
Percurso (2,9 km): MASP (Avenida Paulista, 1578) – Praça do Ciclista – Rua da Consolação – Matilha Cultural (Rua Rêgo Freitas, 542).
Em todos os países do mundo, milhares de pessoas vão pedir para que seus governantes se movam para além dos combustíveis fósseis mostrando que o direito dos seres vivos e a saúde do planeta devem ser as prioridades dos nossos representantes políticos. Em São Paulo, a passeata vai cobrar da Prefeitura a elaboração do Plano Municipal de Transportes. Mais informações em: http://www.moving-planet.org/events/br/s%C3%A3o-paulo/222.
Uma carta assinada pela 350.org, secretaria executiva da Rede Nossa São Paulo e GT Mobilidade Urbana da RNSP começa a circular para que outras organizações se engajem nessa iniciativa. Os interessados em tornar-se parceiros podem enviar um e-mail para andrea@isps.org.br confirmando a adesão. As logomarcas das organizações também serão divulgadas. Acesse aqui a íntegra da carta.

Ciclocine

Exibição de curtas e um longa metragem no Museu da Imagem e do Som (MIS). Temática “A Bicicleta e a Cidade” com abertura de exposição fotográfica sobre o mesmo tema.
14h30 – Projeção filme Massa Crítica – Helena Krausz ( 18 min.)
15h – Projeção filme Share the Roads – Andressa Nozue ( 35 min.)
16h – Projeção filme Entre Rios – Caio Silva Ferraz (25 min.)

Oficina de Bicicleta da Casa do Zezinho +Bicicletada de encerramento

Precisando de voluntários para ajudar na oficina! O objetivo é reformar gratuitamente as bicicletas dos moradores do Parque Santo Antônio, para melhorar as possibilidades de locomoção e acrescentar mais vozes da periferia aos debates urgentes sobre o direito de ir e vir nas cidades. Mais informações aqui.
Bicicletada de encerramento a partir das 16h!
Local de concentração: Campo do Astro – Rua Manuel Bordalo Pinheiro – Pq Sto. Antonio
*Depois da bicicletada, a Casa do Zezinho vai doar um bicicletário comunitário com bikes doadas e restauradas pelos próprios “Zezinhos” (integrantes do projeto)!

=============  ATIVIDADES REALIZADAS  =============
16/09/2011 – Sexta-feira
Seminário “A mobilidade urbana e os modais não motorizados – pedestres/ciclistas”

Das 9h30 às 12h30
Local: Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo – Viaduto Jacareí, 100 – 8º andar – Bela Vista.
O evento dá continuidade à série sobre “Mobilidade e Transporte Sustentáveis – Soluções Inovadoras para a cidade” realizados no primeiro semestre deste ano”. O objetivo, agora, é tratar do tema fazendo uma avaliação e balanço sobre a atual situação das vias e calçadas da cidade, a sinalização para os pedestres e ciclistas, levando em conta a situação das pessoas com deficiência e idosos e comparando o Plano de Metas e os indicadores. Entre os debatedores estarão: Asuncion Blanco, coordenadora do GT Mobilidade Urbana da Rede Nossa São Paulo; João Ribas, coordenador de área de Diversidade & Inclusão da Serasa Experian; Sérgio Faria, consultor de inclusão e coordenador de projetos de TI da Accenture; Carlos Aranha, coordenador de participação pública da Ciclocidade; Patricia Gejer, do CESVI Brasil e representante do Movimento Chega de Acidentes. Evento gratuito. Inscrições pelo e-mail andrea@isps.org.br.

18/09/2011 – Domingo
MOBilização de ciclistas + MOBilidade local na zona oeste

Das 10h às 15h
Local:  Rua Cerro Corá, quase esquina com a rua Heitor Penteado
O Movimento Boa Praça convida você para vir com sua bicicleta à praça Amadeu Decome=. Haverá uma oficina comunitária de manutenção de bicicletas, organizada em parceria com o projeto Mão na Roda. No local haverá ferramentas e ciclistas com experiência em manutenção para orientar e ajudar na regulagem das bicicletas. Veja o material de divulgação.

Passeio Ciclístico nos Parques

9h
Saída do Parque do Nabuco
A idéia principal é levar a população da periferia a conhecer outros parques (como o do Chuvisco e do Cordeiro) bem como alguns equipamentos e ações voltados ao uso da bicicleta, tais como Ciclorrota, Ciclofaixa de Lazer e ações do Dia Mundial sem Carro.
Ainda com a intenção de levar informação à população, será feita uma exposição de fotos de Cicloturismo, com apoio do Clube de Cicloturismo do Brasil, ressaltando a versatilidade da bike não apenas como transporte.
Mais informações com Fábio Samori: fabiosamori@gmail.com

Flash Mob no Metrô

No domingo, não se assuste se vir um monte de gente de pijama, dormindo no metrô. O lema do chamado Pijamas Day, organizado no mundo todo pela Youth For Public Transport é ”no transporte público me sinto em casa”. A brincadeira busca estimular os jovens a utilizarem o transporte público, para descongestionar o trânsito e reduzir a poluição emitida pelos carros.
Os jovens são atualmente uma das principais categorias de usuários de transportes públicos e herdeiros de todos os resultados derivados das decisões tomadas hoje pelos que são considerados adultos. Se você é jovem, seja de idade ou de espírito, participe e ajude a chamar atenção para essa causa.
O evento ocorrerá em Brasília, São Paulo, Salvador e mais 18 cidades no mundo, simultaneamente, às 14h. Veja detalhes desse flash mob, que promete ser bastante divertido,na página do evento no facebook. Há link para as fotos da edição do ano passado, para você se inspirar no figurino.

Fonte: DMSC

Comments

  1. he web site was how do i say it… relevant, finally something that helped me. Many thanks

  2. Right after all, what a terrific web site and useful posts, I’ll upload inbound hyperlink – bookmark this internet internet site? Regards, Reader.

Submit a Comment

*