Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

| September 23, 2019

Scroll to top

Top

No Comments

Bike Fit

Webbikers

 

Fit11Por Leandro Feliciano de Oliveira

Sou um dos sócios da Webbikers, pedalo desde criança. Mas vou passar direto para algo próximo dos 15 anos de idade senão o texto vira livro, não é ?
Vamos lá! Minha primeira Mountain Bike foi uma Diamond Back Hard Tail ( sem suspensão ), época que pedalava com firma pé, se lembra? ( acessório que utilizavamos para prender o pé no pedal ). O tamanho do quadro era 22,5″, grande para mim.  Até ai beleza, abaixei o banco e pedalei bastante com ela. Mas não era nada confortável então desencanei um pouco de andar de bicicleta.

Depois de 10 anos comprei a bike que cabia no meu orçamento, uma Specialized Hard Rock , com suspensão dianteira e tamanho do quadro 20″. Ficou mais fácil de pilotar, menos tranco e do tamanho certo. Essa bicicleta me acompanhou até 2010, mais ou menos.

O tempo foi passando e decidi investir. Comprei uma Specialized Epic Full Suspension ( Suspensão dianteira e traseira ). Agora sim, conforto absurdo! Nessa fase também aderi ao uso de sapatilhas ( ajudam a pedalar com mais precisão ).

Em todas as minhas bikes até então ajeitava o selim como todo mundo sempre me falava:
-” a altura do Selim ( banco ) tem que ficar alinhado com seu quadril ( altura do umbigo )”.

A primeira quebra de paradigma foi entrar para o ciclismo, bicicletas de estradas. Essas bikes são duras com pneus finos e extremamente velozes, outro esporte. Afinal gosto mesmo é de Mountain Bike.

Pesquisei e comprei a bike do tamanho certo, montei a bike inteira e coloquei o Selim da altura que eu tinha aprendido.  Depois de encarar os treinos mais longos, surgiram dores na lombar, dormencia nos dedos da mão e do pé, e assim vai. Ajuste daqui e dali e nada.

Segunda quebra de paradigma, escutar os amigos que eu deveria fazer um Bike Fit, para ajustar altura de selim.

Começei a procurar entre os contatos e decidir aonde fazer o bendito BIKE FIT. Não demorou muito e lembrei de acessar o site ( www.pedalpower.com.br ). Na minha opinião a melhor loja de São Paulo. Lá tem tudo! Até um Studio de Bike FIT.

Tá mas o que é Bike Fit? É um ajuste fino da bicicleta para o ciclista ficar mais encaixado possível é como voce vestir sua bicicleta.
Ajuste selim na altura exata, inclinação do selim com relação ao solo, da altura do guidão, ângulo das pernas, posição da sapatilha, teste de flexiblidade e etc…

Na última semana conheci o Daniel Aliperti ( Dono da Pedal Power ). Chequei com a minha Bike achando que perderia 30 minutos e pronto. Que nada, o tempo total foi 3 horas e meia, mede daqui e dali e o cara transformou minha bike.

A cada minuto vinha uma surpresa, veja as fotos:

FitFEET 1

Checar se o selim que esta na sua bike é realmente o mais indicado

SELIMOFICIAL

Conferir o tamanho da sapatilha

pe1

 

Na verdade já passou disso, vi que investi pouco tempo para descobrir que É FUNDAMENTAL esse tal de Bike Fit. No caso o Daniel estudou fora do País para chegar na conclusão de qual altura deve ser colocado o selim, ajuste de manetes e até de como instalar os tacos que ficam debaixo das sapatilhas.

Antes do Bike Fit:

prehooto 1

Resultado Pós Bike Fit:

poso 2

Vou voltar para fazer o mesmo na minha Mountain Bike.
E em breve vou convence-lo de que Bike Fit é indispensável.

Escute mais opiniões sobre dicas para melhorar o rendimento, tais como : alimentação, treino e por ai vai até Bike Fit.

” O negócio é pedalar ”

 

 

Submit a Comment

*