Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

| October 16, 2019

Scroll to top

Top

No Comments

Reinventando a roda – bicicleta desmontável

Webbikers

ZZ61211256

Por vezes, conceitos tão simples e antigos como a bicicleta, podem ser  sujeitos a estudos e completamente reinventados. O designer mexicano Victor M.  Aleman, teve a preocupação de repensar o conceito da portabilidade deste meio de  transporte e propor uma nova solução, criando uma bicicleta completamente  desmontável e de fácil armazenamento. Conheça a proposta em detalhe.

 Numa época com tantas preocupações com o planeta, é notório o esforço em  criar novos conceitos que permitam que soluções agressivas em termos ambientais,  possuam alternativas eficientes que possam ser massificadas. A industria  automóvel, por exemplo, face aos danos ambientais dos seus produtos, tem vindo a  reunir diversas propostas nesse sentido.

Em contrapartida, tecnologias e soluções mais amigas do ambiente, não são  alvo de estudos tão elaborados, não sendo muito convencional repensar produtos  já por si verdes. No entanto, por vezes não utilizamos soluções mais amigas do  ambiente porque estas ainda não foram melhoradas e adequadas ao nosso estilo de  vida, quer do ponto de vista económico, quer do ponto de vista prático.

 Independentemente do espírito de sacrifício de cada um de nós, nenhuma  solução amiga do ambiente se irá massificar se não for cômoda, barata e com um  impacto genuinamente positivo nas nossas vidas.

bicicleta ambiente ecologia

O designer mexicano, Victor M. Aleman teve a preocupação de pensar num meio  de transporte limpo bem conhecido de nós, e adicionou-lhe algo que o pode tornar  mais apelativo: portabilidade. A proposta é uma bicicleta batizada de “Eco //  07″, e que possui uma estrutura em triângulo composta de módulos expansíveis.  Estes, podem ser reduzidos a dimensões bem mais pequenas quando não estão em  utilização.

Para este conceito foi literalmente necessário re-inventar a roda, que  através de um sistema de juntas e pivots, permite que esta seja desmontada e  guardado com uma substancial poupança de espaço.

Todo o sistema pode assim ficar armazenado numa pequena caixa e arrumado no  mais pequeno dos apartamentos que, infelizmente, cada vez mais constituem a  realidade urbana da nossa sociedade. A forma como o sistema é desmontado poderá  não ser ainda muito prático mas, pelo menos, pode ser feito de uma forma  organizada. Diria que é um bom princípio rumo a soluções inovadoras para  problemas comuns.

bicicleta ambiente ecologia

bicicleta ambiente ecologia

bicicleta ambiente ecologia

bicicleta ambiente ecologia

bicicleta ambiente ecologia

bicicleta ambiente ecologia

bicicleta ambiente ecologia

bicicleta ambiente ecologia

fonte:obviusmag

 

Submit a Comment

*