Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

| July 21, 2017

Scroll to top

Top

2 Comments

Oficina ensina maneiras de cuidar da bicicleta

Oficina ensina maneiras de cuidar da bicicleta

| On 26, fev 2013

Via: Infonet

Tirar o pneu, consertar o furo, ajustar os freios, regular as marchas. Estes foram alguns dos aprendizados da segunda edição da Oficina Mão na Roda, realizada pela ONG Associação Ciclo Urbano. “A idéia é que as pessoas saibam como cuidar da bicicleta e se virar com pequenos reparos, caso aconteça algum problema no percurso do trabalho, numa trilha, por exemplo”, disse Luciano Aranha, presidente da ONG.

A oficina reuniu cerca de vinte ciclistas, que usam a bicicleta com os mais diversos objetivos (transporte, hobby, lazer, esporte) e foi ministrada pelos mecânicos Rewris Vilela e Rege Moreira, da Ecociiclo Bicicletaria.

Para o funcionário público, Silvio Luis, foi uma tarde de conhecimento. “Foi tudo muito valioso. Já pedalo há algum tempo, mas aprendi coisas que nunca tinha observado”, disse. “É importante que a gente saiba cuidar da bike, assim como a gente aprende a cuidar do carro”, disse o ciclista Geraldo Strike.

A cobradora Adriana Santos Freire sabe a importância de saber fazer pequenos reparos na bicicleta. “Estava num passeio com um monte de gente, um pneu furou e apenas uma pessoa sabia consertar. Saio daqui sabendo cuidar melhor de minha bike”, disse.

A professora Paula Jasmim participou pela segunda vez da oficina e trouxe o amigo Breno Nunes, de quem foi intérprete da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). “Foi muito bom. Virei na próxima e trarei outros amigos para participar”, disse Breno, que pedala num grupo de pedal de surdos-mudos.

“É triste ver bicicletas paradas num bicicletário de um condomínio, por exemplo, por conta de um pneu furado ou coisas que o próprio ciclista conseguiria resolver. A ideia da oficina não é formar mecânicos, mas dar autonomia ao ciclista para evitar que ele encoste a bicicleta”, disse Rewris Vilela, que ministrou também a primeira edição da Oficina Mão na Roda, junto com o cicloturista, Felippe César.

“O mais importante disso tudo é que o ciclista desperte para a importância da boa manutenção na bicicleta. Que ele não espere mais a bicicleta quebrar ou chegar num problema sério por falta de cuidados ou por coisas simples que ele mesmo pode cuidar”, disse Rege Moreira.

Comments

  1. jose

    minha bicicleta só vevi esvaziando o peneu mas eu não encontro o puraco já coloqui em um balde com água mas não aparesce mesmo assim ele seca.o que eu fasso?

    • Webbikers

      Ola! Desculpe a demora!
      O vazamento deve ser no bico , substitua a camara.
      Bom PEDAL !

Submit a Comment

*