Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

| October 19, 2019

Scroll to top

Top

No Comments

Trabalhar de bicicleta vira opção no centro de Santos

Trabalhar de bicicleta vira opção no centro de Santos

| On 15, fev 2013

Via: Diário do Litoral

Quem passa todos os dias pelas ruas do Centro de Santos nota a diferença: as estações do projeto Bike Santos já fazem parte das principais praças públicas do bairro. A população aprova a iniciativa, mas a maioria ainda não se rendeu às pedaladas como meio de transporte para trabalhar.

Na Praça Mauá, uma estação móvel já está em funcionamento. Outra, fixa, está sendo instalada. As vendedoras, e colegas de trabalho, Marisângela Lopes e Stéfani Costa elogiam o sistema de locação gratuito de bicicletas, mas confessam que ainda não tomaram a iniciativa de utilizar os equipamentos para chegar ao trabalho, no Centro, todos os dias.

As duas moram no Gonzaga e pegam ônibus para chegar ao trabalho. A possibilidade de usar a ciclovia e pedalar todas as manhãs até o Centro é uma novidade que elas não descartam. “Eu ainda não me cadastrei para usar as bicicletas, mas acho muito legal o projeto e penso em começar a vir trabalhar pedalando. Além de economizar (dinheiro), emagreço”, descontrai Marisângela Lopes.

Stéfani conta que leva, diariamente, cerca de meia hora do Gonzaga ao Centro, de ônibus. De bicicleta, a vendedora acredita que levaria, no máximo, 20 minutos. “É mais uma vantagem. Economizo tempo e dinheiro. Vou pensar na ideia”, diz.

Para Madalena dos Santos, que trabalha no Centro de Santos monitorando as vendedoras de cartões transporte, o sistema de bicicletas é inovador. “Eu acho genial. E é muito engraçado ver, lá pelas 6 horas da tarde, um monte de homem engravatado pegando as bicicletas para voltar para casa. As pessoas precisam mudar o conceito, deixar o carro na garagem e se movimentar”, ressalta.

O auxiliar administrativo Alexandre dos Santos foi pego de surpresa quando viu a estação móvel de bicicletas funcionando na Praça Mauá. “Nem tinha reparado, passo aqui todos os dias”, disse.

Para ele, as bicicletas vão facilitar a rotina de trabalho. A empresa de Alexandre fica no Gonzaga, mas ele precisa, quase que todos os dias, ir até o Centro para entregar alguns documentos. O auxiliar já pensa em trocar o ônibus pelas bicicletas.

De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos (CET) , 10 novas estações do Bike Santos devem entrar em funcionamento até o final deste mês. No total, 100 novas bicicletas vão entrar em circulação.

Hoje, a Cidade conta com 20 estações fixas, um total de 200 bicicletas em circulação. Outras três estações móveis, que abrigam mais 75 equipamentos também estão disponíveis e devem funcionar até abril.

Submit a Comment

*