Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

| February 25, 2020

Scroll to top

Top

No Comments

Rodas Grande

Via: Go Outside

Penny-farthing”, “high wheel”, “high wheeler”, “ordinary”, “boneshaker”. Esses são alguns nomes que se referem a um tipo de bicicleta criada no final do século 19 que tinha a roda dianteira bem maior do que a traseira (saiba mais aqui). Apesar do desconforto, as “penny-farthing” foram, de fato, as primeiras bikes pedaláveis — o pedal era diratamente ligado ao eixo da roda da frente. Logo depois as bicicletas evoluíram, e o design se aproximou do que conhecemos hoje — pelo menos em termos gerais, como formato do quadro e duas rodas do mesmo tamanho.

O curioso, no entanto, é que mais de um século depois que as “penny-farthing” deixaram de ser fabricadas ainda existem entusiastas. O National Penny-Farthing Championships, que acontece todo ano em Evandale, uma pequena cidade ao norte da Tasmânia (uma pequena ilha do sudeste da Austrália), é uma prova disso.

Anualmente, desde 1983, “ciclistas de roda grande” vindos da Nova Zelândia, Austrália, Estados Unidos, Inglaterra, Irlanda, Holanda, Alemanha, República Tcheca, Suécia, Cingapura e Japão desembarcam em Evandale para este encontro que é reconhecido como o maior evento do mundo dedicado às bicicletas antigas.

O vídeo abaixo mostra alguns bons momentos da edição 2010. Huw Morgan, o ciclista vencedor na categoria “estrada” cruzou a linha de chegada com um digno sprint final. Perceba como ele está mais para um aluno de filosofia do que para um Cadel Evans.

Submit a Comment

*