Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

| October 22, 2019

Scroll to top

Top

No Comments

Sistema de empréstimo de bicicletas começa na quinta-feira

Sistema de empréstimo de bicicletas começa na quinta-feira

| On 28, nov 2012

Via: A Tribuna

A Prefeitura de Santos inicia na próxima quinta-feira o sistema de bicicleta pública intitulado Bike Santos. O serviço começa a funcionar no Canal 2 com a orla, onde fica uma das 15 estações. A iniciativa consiste em compartilhar a utilização de bicicletas sem qualquer custo, desde que o usuário esteja previamente cadastrado no site e obedeça às regras de utilização. As inscrições para o serviço já estão abertas. 

Nesta primeira etapa, serão 150 bicicletas (10 por estação). Os locais inicialmente contemplados são: Emissário Submarino, Canal 2, Canal 3/Concha Acústica, Aquário, Ferry-boat (duas estações), Orla x Canal 4/Praça Santo Antônio do Embaré, Rua Francisco Hayden (próximo ao Clube Internacional de Regatas), Av. Pinheiro Machado x Rua Moura Ribeiro, Av. Francisco Glicério x Canal 2, Av. Ana Costa x av. Francisco Glicério, Sesc/rua Vergueiro Steidel, Rua Lobo Viana (em frente à Universidade Santa Cecília) e Praça Rebouças.Ainda nessa fase, a Av. Ana Costa receberá uma estação com a conclusão das obras de reurbanização do trecho da via entre a praia e a Praça da Independência. Outras 15 estações, com mais 150 bikes, serão disponibilizadas até o final de janeiro.

O Bike Santos é composto de estações inteligentes, conectadas a uma central de operações via wireless, alimentadas por energia solar. O funcionamento será diário, das 6h às 22h, para a retirada da bicicleta, e até as 24h, para devolução. O uso da bicicleta será gratuito pelo tempo máximo contínuo de 30 minutos e sua devolução poderá ser feita em qualquer uma das estações. Após 15 minutos, o usuário poderá novamente retirar outra bicicleta, seguindo as mesmas normas. Se a utilização ultrapassar 30 minutos, a pessoa estará sujeita a taxas adicionais, cujos valores serão descontados no cartão de crédito vinculado ao cadastro do usuário.
Como utilizar

Habilitação
Para ter acesso ao sistema, basta ser cadastrado por meio do site: www.movesamba.com/bikesantos. No portal, o usuário terá as informações para inserir seus dados no sistema (ainda não disponível).

Utilização
A primeira meia hora, não será cobrado nenhum centavo. Após esse período, o usuário pagaráuma taxa a cada 30 minutos de utilização. Não há limites para o uso dos equipamentos, desde que sejam respeitados 15 minutos de intervalo a cada operação.

Retirada
A retirada será feita por meio de celular ou aplicativo para smartphones (que poderá ser baixado no site da empresa). Depois, deverá informar o número da estação que deseja retirar o equipamento e o número da posição da bicicleta escolhida. Confirme a operação e puxe a bike quando a luz verde estiver acesa.

Devolução
A devolução da bicicleta pode ser realizada em qualquer estação disponível. Para isso, escolha uma posição livre e encaixe o equipamento (verifique se ele está devidamente travado). Caso o local não tenha espaço livre, o usuário poderá acionar a Central de Atendimento ao Cliente (13 4062-1699), para saber o ponto mais próximo a fim de realizar a devolução. O serviço telefônico ainda não está disponível.

Cada bicicleta tem um chip(tag), que é utilizado para identificar o ciclista, controlar o tempo de uso e o local onde está estacionada. A liberação do equipamento depende de comando prévio de quem for usar o sistema, feito por meio de celulares ou aplicativos instalados em celular. O projeto Bike Santos é inspirado nas iniciativas já desenvolvidas nas cidades do Rio de Janeiro e em São Paulo.

Submit a Comment

*