Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

| October 19, 2019

Scroll to top

Top

One Comment

Mobilidade Urbana – Buenos Aires 5 x 0 São Paulo

O Webbikers esteve em Buenos Aires e descobriu que a capital Argentina tem um plano de mobilidade urbana de deixar os Paulistanos com a boca aberta.

 

A cidade passou por uma série de alterações no transito, colocando a bicicleta como uma alternativa de transporte, lazer e turismo.

Fomos investigar como foram feitas as alterações de descobrimos que o que falta em São Paulo é falta de vontade política e também de pessoas capacitadas na gestão e planejamento.

O plano de mobilidade urbana teve início em 2010, desde então o que se pode perceber é um cronograma seguido de forma séria com muito trabalho. Algumas avenidas e calçadas largas foram aproveitadas e cederam espaço para uma ciclovia muito bem sinalizada  e em alguns momento totalmente protegida dos carros e ônibus.

No mês de Março a prefeitura iniciou o programa de compartilhamento de Bikes. O sistema é muito parecido com os sistemas de países da Europa. Hoje o sistema conta com 1200 bicicletas, distribuídas por 21 estações e o melhor o serviço é gratuito.

Outras ações que fazem parte do plano de mobilidade sustentável:

Programa de Mobilidade Sustentável - Empresas
O Programa de Mobilidade Sustentável tem como objetivo promover o uso da bicicleta entre os funcionários de empresas, dado que a maioria das viagens é feita por pessoas em direção ao trabalho.
Algumas empresas que apoiam o programa: IBM, Google, Coca-Cola, Natura, Itaú e Atento

 

 Programa para os funcionários do Governo da Cidade
Os funcionário públicos da cidade que optarem em participar do programa de mobilidade sustentável, podem ter uma crédito facilidade de até  5000 pesos para compra de uma bicicleta, além de descontos na compra de acessórios e sorteio mensal de uma bicicleta.

 

Programa de Circuito Guiado
Aproveitando nossa visita, fomos conhecer o Programa de Circuito Guiado com bicicletas elétricas, serviço também da prefeitura. O trajeto tem duração aproximada de 2h e passa por museus e parques com duas opções de trajetos (Parques e Monumentos / Parques e Museus).

Essa é uma boa alternativa para quem está fora de forma, mas gosta de sensação de liberdade de pedalar.

 

Frequência: todos dias, duas vezes por dia.

 

Horários:  Saída Matutina – 10h30 (Parques e Museus)

Saída Vespertina – 14h30 (Parques e Museus)

 

Local: Av. Sarmiento / Belizário Roldan (Ref. Planetário)

 

Idioma: Espanhol/ Inglês / Português

 

Preço: 70 pesos / Aproximadamente 30 reais

 

Mais informações: turismoendosruedas@buenosaires.gob.ar

http://mejorenbici.buenosaires.gob.ar/

 

Comments

  1. Almir Douglas de Oliveira Marcellino

    Conheci esse projeto em 2010, quando fui a BUE. Uma excelente iniciativa que a Prefeitura da Cidade colocou em pratica e está obtendo exito. São Paulo deveria seguir o mesmo exemplo de Bue, assim como de outras cidades que adotam programas de viabilidade com a bicicleta.

Submit a Comment

*