Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

| August 14, 2018

Scroll to top

Top

No Comments

Prefeitura de SP vai punir motorista que puser ciclista em risco

A Prefeitura de São Paulo anunciou nesta quinta-feira que vai multar motoristas que puserem em risco a segurança do ciclista.

Para isso a prefeitura vai usar dois artigos do Código de Trânsito Brasileiro. Um é o 169, que considera infração “dirigir sem atenção ou sem os cuidados indispensáveis à segurança”.

O outro é o artigo 197, que permite punir motoristas que façam conversões sem respeitar a presença de ciclistas. A nova estratégia da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) começa a ser aplicada em maio.

A CET nunca multou um motorista por desrespeito ao ciclista na cidade.

Segundo a prefeitura, o artigo 201 do Código de Trânsito Brasileiro, que fixa distância mínima de 1,5 m entre carro e bicicleta, não podia ser aplicado, já que a companhia não tinha como comprovar a distância exata entre veículos.

A mudança responde à pressão de grupos de cicloativistas, após as mortes da bióloga Juliana Dias, 33, atropelada por um ônibus na Paulista, e do pedreiro Lauro de Jesus Neri, 49, atingido por um carro na avenida Pirajussara, que deveria ter uma ciclovia desde 2010.

Matéria Escrito por:

JOSÉ BENEDITO DA SILVA
FÁBIO TAKAHASHI
DE SÃO PAULO

Submit a Comment

*