Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

| September 22, 2019

Scroll to top

Top

BMX
No Comments

BMX – Saiba tudo sobre a modalidade

Inspirado no Motocross o Bycilce Motocross, a BMX Racing ou Bicicorss, teve seu início com jovens californianos que nos anos 60, copiando seus heróis da versão motorizada levaram suas bicicletas, aos poucos adaptadas para as trilhas de terra chegando a cidade de São Paulo no início dos anos 80.

esporte se popularizou rapidamente por diversos continentes e hoje é regulamentado como uma modalidade olímpica do ciclismo subordinada mundialmente a UCI – Union Ciclist Internacional.

O BMX se desenvolveu com um forte envolvimento familiar, encorajado pela grande amplitude de idades participantes em diferentes categorias de ambos os sexos, que permite a uma mesma família participar com diversos membros. 

Características: 

Pista: tem comprimento de 350 metros;
Competidores: 8 por bateria; 
Idades: 04 a 45 anos;
Categorias: 40;
Disputas: classificatórias, quartas, semi, finais;
40 países filiados;
60.000 pilotos credenciados a disputas internacionais;
Bicicletas: quadros pequenos com rodas aro 20″ e 24″ (cruiser)

O BMX é um esporte olímpico, em 2004 o Comitê Olímpico Internacional homologou o BMX no calendário dos Jogos. Os Jogos Olímpicos de Pequim serão palco da estréia do BMX no cenário Olímpico Mundial.

Os jogos Pan-americanos do Rio foram a primeira experiência do BMX em formato Olímpico “categoria Elite” masculino e feminino, 19 anos acima.

O Bicicros possui uma associação que foi fundada em 1988 como FPBX, em 2007 alterou sua razão social, alinhando as diretrizes do Comitê Olímpico Internacionale UCI. 

Presente em 21 cidades do Estado de São Paulo através de clubes, equipes e pilotos associados, a APBMX (Associação Paulista de BMX) promove ocampeonato Paulista de BMX que em 2007 está tendo 9 etapas. Faltam 2 etapas para finalizar o Campeonato de 2007.

- 8ª Etapa em Jacareí: dias 20 e 21 de Outubro
- 9ª e última Etapa em Indaiatuba: 24 e 25 de Novembro. 

Além disso, a APBMX juntamente com a Prefeitura da Cidade de São Paulo, têm o Projeto Escola de Campeões – Bicicross Esporte Olímpico. O projeto tem como objetivo utilizar o Bicicross como ferramenta educacional, de apoio as escolas, de inclusão social e na formação do caráter humano e cívico de jovens paulistas. 

O BMX cresceu e se “enraizou” entre Nova Iorque e Califórnia. O marco principal para a modalidade veio com a estréia do filme “On Any Sunday” (sem título em português) de 1971. Muitos dos pais dos pilotos iniciantes do esporte reconheceram o aspecto positivo do BMX e começaram a se organizar para divulgar e promovê-lo. Esse esforço resultou na criação da primeira entidade organizadora do esporte no mundo, a NBL (National Bicycle League), fundada em 1974.

Depois desse ponto o BMX caminhou para tornar-se um esporte reconhecido no mundo todo. No dia 3 de julho de 1978 Orlando Camacho foi convidado pela Monark para chefiar a primeira equipe de BMX Racing da América do Sul. Com grande experiência em competições de ciclismo e com vários títulos conquistados, Camacho convidou garotos do bairro da Mooca, em São Paulo, para participar da equipe.

Mais informações podem ser encontradas no próprio site da Associação: www.apbmx.com.br 

Fonte: APBMX – Max Meirelles

Submit a Comment

*