Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

| September 22, 2019

Scroll to top

Top

No Comments

Webbikers no Vale Europeu Catarinense.

Webbikers

Review Overview

Rating

Circuito de Cicloturismo Vale Europeu Catarinense

O Webbikers foi conferir o primeiro roteiro do Brasil planejado especialmente para ser percorrido de bicicleta. Queremos compartilhar nossa experiência durante os intensos três dias que passamos por lá! O trajeto que fizemos foi traçado para aproveitar o circuito sem a preocupação de colecionar os “carimbos“, atingir os PC´s (postos de controle) ou mesmo receber o certificado de conclusão.  Pedalamos 115 km e priorizamos as estradas de terra da região.

Início da Pedalada

O circuito total tem aproximadamente 300 km com início e termino em Timbó (SC), que está localizada a 30 km de Blumenau, e está programado para ser realizado em sete dias. A tradição do ciclismo é a marca da cultura Européia que se manifestam fortemente nos hábitos e tradição da população. É composta por nove cidades. São elas: Apiúna, Benedito Novo, Pomerode, Ascurra, Doutor Pedrinho, Indaial, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó. A região possui muitas áreas de Mata Atlântica e nas partes mais altas há importantes araucárias típicas do Sul do Brasil. A presença da água é um dos destaques deste roteiro que possui uma das áreas com maior concentração de nascentes do País.

Nós do Webbikers fizemos alguns trechos do Circuito Vale Europeu. Conhecemos cinco das nove cidades e utilizamos Timbó como base fixa para nossa expedição. Apesar da falta de opções encontramos ótima receptividade no Timbo Park Hotel (www.timbopark.com.br ).

No primeiro dia fizemos o trecho de Timbó -> Pomerode de aproximadamente 50 km. Nos primeiro 15 km, preste muita atenção para não errar o caminho. Confira o Link abaixo: http://connect.garmin.com/player/155064941. Viu? Perdemos-nos um pouquinho. Voltamos para o caminho certo e seguindo as setas amarelas. Passamos pela divisa de Rio dos Cedros / Pomerode, sendo esse o maior desafio físico do dia. Atravessamos um verdadeiro morro depois de passar pela localidade Rio Ada para finalmente chegar ao destino. Encontramos com nosso apoio para almoçarmos no Restaurante Siedlertal (www.siedlertal.com.br). Fica a Dica, mas não deixe de ter certeza que está aberto, faça reserva!
No segundo dia saímos um pouco da rota. Utilizamos o apoio para chegar até Rodeio, almoçamos no Restaurante Vale das Trutas (valedastrutas@terra.com.br) 47- 3384 0803. Recomendamos fazer reserva antecipada para desfrutar dos mais de cinco tipos de pratos de trutas ao som de uma pequena queda d´água. Depois de bem alimentados pedalamos de Rodeio- > Timbó, seguidos por nosso apoio. Foram apenas 15 km por uma vale com visual recompensador. http://connect.garmin.com/activity/155064943.

No terceiro e último dia de Webbikers no Vale Europeu desbravamos a cachoeira do Zinco que fica em Benedito Novo. Aqui para quem faz o trajeto completo tem início a parte alta, destinada para quem tem mais preparo físico e espírito aventureiro. Este trecho é opcional e com a mais longa subida de todo o circuito, são 8 km logo no início do dia até chegar ao ponto ideal para apreciar a Cachoeira do Zinco, altamente recomendável, pois além da vista para a queda de mais de 70 metros de altura é possível apreciar o visual para o Vale. Depois de um descanso merecido pedalamos por mais 30 km até retornar para Timbó. http://connect.garmin.com/activity/155064957
Há a possibilidade de dormir e/ou almoçar na Pousada da Fazenda Campo do Zinco (www.campodozinco.com.br), mas é indispensável fazer reserva antecipadamente!

Agradecemos nosso apoio (Filhos e Esposas), pois se não fossem eles não teríamos conseguido aproveitar as paisagens e cachoeiras, compartilhar, conhecer e conversar com pessoas. Afinal essa é a proposta do Cicloturismo!

Mais Dicas
www.clubedocicloturismo.com.br
www.velotour.com.br
www.circuitovaleeuropeu.com.br
www.ondepedalar.com/escola_bicicleta/dicas_viajar_bike/index.1.html

Leandro Feliciano de Oliveira e Equipe Webbikers

O negócio é pedalar!

Submit a Comment

*