A primeira estrada com ciclovia de SP
Pista exclusiva para bicicletas vai ocupar uma faixa lateral da rodovia SP-79, entre Itu e Sorocaba
José Maria Tomazela – Agência Estado
SOROCABA – A Secretaria Estadual do Meio Ambiente emitiu licença prévia para a duplicação da SP-79, entre Itu e Sorocaba, conhecida como Estrada Velha de Itu. É a primeira rodovia paulista a ter incluída no projeto uma ciclovia. A pista exclusiva para bicicletas vai ocupar uma faixa lateral da rodovia. A extensão total da estrada é de 39 quilômetros, mas 15 km já estão duplicados no município de Sorocaba – da área urbana até o bairro do Éden. Nesse trecho, a prefeitura fará a ciclovia.
De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), o projeto executivo prevê a duplicação do km 47,5 ao 70,8, com a construção de ciclovia a partir do km 48,1 até o final. Também serão construídos dois viadutos, além de pontes e dispositivos de retorno. A obra está orçada em R$ 119 milhões e a previsão é de que seja licitada em abril. O prazo de conclusão é de 18 meses.
A ciclovia vai cortar os distritos industriais das duas cidades e a expectativa é de que estimule o uso de bicicletas pelos trabalhadores, desafogando o trânsito. Sorocaba tem uma rede cicloviária de 76 km que já interliga as principais regiões da cidade. Em Itu, a estrada com ciclovia passa também por bairros populosos na região de Pirapitingui. A prefeitura da cidade também deu início a um plano cicloviário, interligando-se com a vizinha Salto. Com a conclusão do projeto, as ciclovias interligadas vão somar cerca de 150 km nas três cidades.
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Li essa noticia enquanto procurava uma informação no Google e nao pude deixar de comentar.
Tanto se falou na tal rodovia com ciclovia, mas quem passar pelos trechos das avenidas Paraná e Independencia se dará conta que tudo não passou de propaganda politica dos governos municipal e estadual, a avenida está completamente abandonada, a obra foi começada e há 2 anos está do mesmo jeito e o que é pior, por conta dos retornos incabados e trechos sem asfalto encontramos uma concentracao de buracos e motoristas fazendo manobras proibidas.
Outro problema observado é a ausencia de iluminação, como se já não bastassem os buracos, a noite eles ficam muito mais perigosos.Basta passar pelo trecho a noite e em dias de chuva para ter certeza que Deus realmente existe e que só por ele mesmo nenhum acidente mais grave aconteceu.
Quanto a ciclovia, ah, se tivessemos a avenida já estariamos bem contentes e sinceramente, acredito que nesse governo nao teremos nem uma nem outra.
abs
Renata Camargo.
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