Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

| December 9, 2019

Scroll to top

Top

No Comments

Panasonic lança bike elétrica para engravatados

Via: Ztop - by Mário Nagano

Novo modelo é voltado para aqueles que querem trocar o transporte urbano pela bicicleta (mas sem amarrotar o terno).

A Panasonic do Japão vai lançar no mês que vem uma nova bicicleta elétrica especialmente voltada para os salaryman (サラリーマン), um termo usado por lá para designar o trabalhador de escritório (normalmente de grandes corporações) cuja presença no cenário urbano é tão comum que virou até referência em guias de viagens:

Fonte: Por dentro do Japão — (c) 1992 Japan Travel Bureau & Dantec Corp.

Batizada de Mobieito (BE-ENHE78), trata-se de uma bicicleta elétrica especialmente feita para ser conduzida por uma pessoa vestindo terno e gravata. Isso faz com que esse modelo combine algumas características bem curiosas que poderiam ser consideradas até meio bregas por aqui, mas que servem bem à sua proposta de ser um meio de transporte alternativo, saudável e não poluente que pode ser usado tanto para o deslocamento da casa para o trabalho quanto para suas andanças pela cidade, dispensando assim o uso do carro ou do transporte público.

Sua roda é do tipo 700 × 32c, mede ~1,84 metros de comprimento, 58 cm de largura (contando a cesta) e pesa 23,5 kg.

A característica mais óbvia é sua cor — preto metálico — que combina com a vestimenta do seu condutor, fora isso ela possui uma cestinha mais larga e reforçada para acomodar uma pasta de executivo…

… proteção para a corôa do pedal (para que ela não morda a barra da calça) e paralamas nas duas rodas que evitam que respingos de água, terra ou mesmo barro voem na direção do seu condutor. Ele ainda conta com farol de LEDs e trava anti-furto.

A bicicleta ainda conta com câmbio de oito velocidades e sistema de tração elétrica assistida ou seja, seu motor não serve para impulsionar a bike como uma mobilete ou motociclo — e sim para dar uma força a mais nas pedaladas, permitindo assim que seu condutor consiga percorrer maiores distâncias com menos esforço, além de ser uma mão na roda (literalmente falando) na hora de subir ladeiras, principalmente para aqueles fora de forma. Sua bateria de íons de lítio tem capacidade de 25,2 volts x 8 Ah e pode ser recarregada em ~ 4,5 horas.

Segundo a fabricante, esse sistema de tração ECO NAVI pode funcionar de três modos: um mais econômico (Long) que estende a sua autonomia para 54 km, outro mais intensivo (Power) que reduz essa distância para 40 km e um modo automático (Automatic) que varia o esforço de acordo com a demanda e cobre algo em torno de 44 km:

Seu preço sugerido é de 145 mil ienes (~ R$ 3.292) e a previsão é que ela chegue no mercado japonês no início de março de 2012. Mais informações podem ser encontradas aqui.

Ainda em tempo: Essa mesma bicicleta também estará disponível na cor prata (BE-ENHE78), um tom mais neutro e que também pode ser mais atraente para o público feminino.

Submit a Comment

*